Impulsionando um negócio ágil e rentável com uma abordagem “cloud-first”

Por: Peter Abecassis, Gerente Sênior de Marketing de Produtos da Grass Valley

As organizações de mídia precisam avaliar os benefícios financeiros de uma estratégia baseada em nuvem ao traçar seus planos de tecnologia. Existem várias motivações financeiras convincentes por trás da adoção de uma abordagem “cloud-first”, incluindo a redução de gastos com equipamentos de TI, como servidores, armazenamento de dados, redes, segurança e bancos de dados, além de benefícios em torno da segurança dos dados e a redução da pegada de carbono.

A mudança de grandes investimentos iniciais de CapEx para um modelo “pay-as-you-go” faz sentido comercial agora e a longo prazo e, a grande flexibilidade comercial que oferece, faz da migração para a nuvem uma prioridade para as empresas de mídia em 2022.

Custo-eficiência: hoje e a longo prazo

Um benefício amplamente conhecido da mudança para a nuvem é que ela reduz significativamente a quantidade de infraestrutura que as organizações precisam comprar. Um estudo da KPMG demonstrou que as organizações típicas de TI gastam quase um terço de seu orçamento em equipamentos(servidores, armazenamento, firewalls, cabos, equipamentos de rede, e equipamentos de energia e resfriamento relacionados). O relatório também constatou que a migração dos fluxos de trabalho para a nuvem pode reduzir seus gastos em TI entre 10% e 20%.

A economia significativa na compra inicial de hardware gera um efeito de economia subsequente ao reduzir os custos contínuos de manutenção e equipe de TI.

Redução dos custos de manutenção

A manutenção associada às compras é uma parte importante do cálculo do custo total de propriedade. Os contratos de serviço, reparos e mão-de-obra para manutenção preventiva se somam muito rapidamente. Se você considerar o custo do tempo de inatividadedurante à manutenção e às atualizações, ou enquanto o equipamento quebrado fica parado, esperando por uma peça de reposição, estamos falando de despesas significativas.

Com sistemas baseados na nuvem, a manutenção está incluída como parte da oferta de serviços. Os sistemas são redundantes e o software é atualizado de forma transparente, garantindo que tudo seja mantido em dia com tempo de inatividade zero.

As atualizações importantes de software para sistemas críticos da empresa, como patches de segurança ou novas funcionalidades, não são mais grandes projetos que devem ser planejados e executados por profissionais de TI fora do horário comercial. As soluções de computação em nuvem aplicam atualizações automáticas que estão imediatamente disponíveis ao fazer login, sem a necessidade dos serviços de especialistas de TI no local.

O provedor de nuvem garante ainda que os serviços e equipamentos funcionem de forma correta e consistente. Eles cuidam da segurança, monitoramento, backups e muitas outras funções, permitindo que as empresas foquem em seus clientes e projetos.

Redução dos custos de equipe de TI

Da mesma forma que a redução dos custos de manutenção é uma consequência da redução dos gastos de capital, a redução dos custos de pessoal é uma consequência da redução dos custos de manutenção. Na maioria das organizações, o item de maior custo no balanço é o orçamento de recursos humanos.

Ao utilizar uma solução baseada em nuvem, o fornecedor de nuvem manterá o hardware e software compartilhado por muitas empresas. A escala de sua operação permite a contratação de vários especialistas para cobrir várias áreas da infraestrutura em vez de alguns poucos generalistas. Isto também significa que não só o custo final da empresa diminui, mas a qualidade e a especialização aumentam.

As empresas podem, portanto, melhorar suas operações, alocando funcionários para áreas da empresa que ajudam a melhorar os resultados. Além disso, o fornecedor da nuvem garante que a infraestrutura tenha funcionários 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que as organizações não precisam mais planejar horários de pico de uso ou eventos especiais.

Flexibilidade comercial

A eficiência que os sistemas baseados em nuvem criam em termos de melhor colaboração, melhor disponibilidade de dados de uso e custo, bem como a facilidade com que uma empresa pode escalar, ou adicionar operações em diferentes regiões geográficas, pode resultar em economias significativas para uma empresa. No entanto, muitas vantagens da utilização da nuvem não são diretamente financeiras.

As tecnologias baseadas na nuvem democratizam o acesso aos dados e sistemas em toda a empresa. O acesso não está mais limitado a indivíduos com sistemas suficientemente poderosos. Os projetos não precisam ser empacotados e transferidos em grandes arquivos. Todos podem acessar os recursos atribuídos a eles com apenas uma conexão à Internet e um navegador web, permitindo que equipes distribuídas trabalhem juntas de forma mais eficiente.

A nuvem também fortalece a escalabilidade dos negócios. Com o crescimento das empresas, as exigências sobre sua infraestrutura de TI também crescerão. O risco é que o retorno adicional não justifique o investimento inicial. Isto é totalmente minimizado em um sistema baseado em nuvem, onde os serviços são faturados somente de acordo com o uso. Isto não se trata apenas de armazenamento e computação.

Trabalhar em um projeto em uma cidade diferente, por exemplo, é muito mais simples quando não é necessário investir em infraestrutura de rede para conectar com segurança o novo local à sede. A flexibilidade das soluções baseadas em nuvem também significa que uma empresa pode mudar mais facilmente entre diferentes soluções baseadas em nuvem, reduzindo o risco de experimentar coisas novas e aumentando a capacidade de melhorar constantemente.

Há também vantagens claras para as equipes de operações de negócios. Quando há necessidade de tomar decisões estratégicas baseadas em dados claros e precisos, os sistemas baseados em nuvem fornecem acesso fácil a informações de custos e utilização de infraestrutura, e é possível analisar até projetos, ou usuários individuais.

A nuvem estimula a criatividade

A migração de sistemas “on-premise” para sistemas baseados na nuvem traz um impacto financeiro positivo inicial em um projeto, reduzindo os requisitos de capital inicial, e liberando fundos para outros investimentos. Ao avaliar o retorno sobre o investimento de longo prazo de uma transição para a nuvem, é fundamental considerar as economias de custo contínuas relacionadas à energia, manutençãoe recursos humanos, bem como os ganhos de eficiência obtidos pela execução de um negócio mais ágil e flexível, que permite maior colaboração, escalabilidade e criatividade.

A tecnologia em nuvem permite que as organizações de mídia criem mais conteúdo de forma mais eficiente, enquanto impulsionam a sustentabilidade do negócio. Os benefícios financeiros da nuvem permitem que as empresas liberem recursos para se concentrar em encantar os espectadores com conteúdo excepcional, fazendo da migração para a nuvem tanto uma decisão criativa quanto uma estratégia comercial.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.