Em artigo exclusivo para o Top C-Level, Bárbara Lins fala sobre o SOUV Reporter, aplicativo para jornalismo mobile lançado na NAB Show 2022 que cria, edita e transmite notícias a partir de um único celular

Por Bárbara Lins, jornalista e co-founder SOUV Reporter
Editado por: Gabriel Cortez, jornalista equipe de conteúdo Top C-Level
Estava na sede da TV Al Jazeera, em Doha, no Qatar, quando o editor-chefe me avisou que todos os repórteres cinematográficos tinham ganhado um iPhone. Isso foi em 2008, o iPhone tinha acabado de ser lançado pela Apple.
Na época, eu ainda era estudante de Jornalismo e estava fazendo meu trabalho de conclusão de curso na emissora árabe. Achei estranho a emissora mais rica do mundo apostar em smartphones.
Menos de um mês depois, um dos repórteres cinematográficos conseguiu imagens exclusivas de um atentado em Mali usando um desses iPhones. As imagens rodaram o mundo.
De lá para cá, a Al Jazeera se tornou referência em Mobile Journalism (MoJo), emplacando um furo de reportagem atrás do outro e construindo um imenso repertório de histórias exclusivas.
Aquela experiência também moldou minha visão do que é jornalismo. Mesmo atuando em empresas tradicionais como BandNews, TV Câmera e TV Globo, sempre tive como desejo fazer um jornalismo mais autônomo, livre, ágil e que me desse flexibilidade e independência.

Foi com essa visão, de que, para manter sua relevância, o jornalismo precisa ser ágil, simples, flexível e ter cada vez mais capilaridade, que criamos o SOUV. Um projeto que começou com uma iniciativa da SNEWS, que incubou o projeto na empresa, e que hoje já ganhou independência e tem conquistado mercado dentro e fora do Brasil.
O SOUV é um ecossistema de ferramentas para a evolução do jornalismo. Pensado em um mundo onde teremos vários produtores de conteúdo e onde todos criam e consomem informação.
Nosso primeiro produto foi lançado durante a NAB Show, em Las Vegas. É o SOUV Reporter, um aplicativo mobile que cria, edita e transmite notícias. Tudo num único celular. Sem câmeras grandes, cabos, transmissões de satélite ou configurações de mil apps diferentes.
Na parte de criação, ele tem integração com o sistema de redação do ANEWS/ARION. Isso significa que pode escrever pautas e reportagens que são acessadas por todos os usuários em tempo real. Da rua, o repórter vê sua pauta e cria sua reportagem para o editor editar da redação.

Quando o assunto é criar áudio e vídeo, tudo que foi feito pelo app vai direto para a galeria da empresa, que pode ser visto ou baixado pelos editores de texto e imagem na redação. Com qualidade e rapidez, por meio de um dashboard. Sem hardware.
Isso, quando a emissora quiser usar os editores da redação. O próprio jornalista pode editar seu material da rua pelo App. Ele cria uma timeline com seus vídeos, entrevistas, passagem e áudio. Assim, pode enviar o material para empresa já pronto para ir ao ar.
Por fim, nossa transmissão de Live entrega vídeo de qualidade, com itens únicos do mercado como talkback e teleprompter. Em menos de três cliques, o repórter entra ao vivo com TP, só um celular (incluindo retorno de áudio do estúdio ou da equipe do Switcher). Por SRT, esse sinal pode ser usado em diferentes sistemas ou pode ser transmitido direto, e de forma simultânea, para plataformas como Facebook e Youtube.

O App vai ao encontro e cria o alicerce para o que vemos como a evolução do jornalismo: profissionais multifuncionais, possibilidade de contribuição de diferentes pessoas em variados locais, rapidez na transmissão e produção em nuvem.

É uma maneira dos jornalistas explorarem sua criatividade e usarem seus celulares não apenas em momentos de crise ou factual, mas para entregarem material de qualidade, com consistência e que criem engajamento com a audiência.
E o SOUV Reporter é apenas o primeiro passa do que entendemos como o futuro do jornalismo. Em breve, estaremos lançando mais produtos para que todas empresas que tenham interesse em produzir conteúdo possam criar informação de qualidade para sua audiência, gastando menos e um tempo bem menor do que é feito hoje.
Para saber mais sobre o SOUV, acesse: www.souvreporter.com.
Deixe um comentário