Em entrevista exclusiva à Revista Top C-Level, Abel Honigsblum, Senior Director Latin America da Zixi, comenta os impactos da distribuição de vídeo IP ao setor broadcast e repercute as transformações pelas quais o mercado passa em meio à consolidação do 5G, ao que ele chama de “explosão internacional” dos serviços de streaming e ao aumento na demanda por soluções de produção remota
Por Gabriel Cortez,
Jornalista do conselho editorial do Top C-Level
“Emissoras de todo o mundo estão investindo pesadamente na distribuição de vídeo IP.” É com este diagnóstico que o executivo Abel Honigsblum, Senior Director Latin America da Zixi, inicia entrevista exclusiva concedida à Revista Top C-Level.
O que tem motivado as emissoras a buscar as soluções IP, de acordo com o executivo, é a possibilidade de oferecer suporte à implantação de canais ágeis, que permitam trabalhar com eventos ao vivo, produção remota e canais lineares para muitos terminais de distribuição, exigindo transporte de vídeo em escala dinâmica, redes gerenciadas e não gerenciadas e latência ultrabaixa.
“A distribuição de vídeo IP está desbloqueando conteúdo que antes seria muito caro para justificar uma produção ao vivo. O conteúdo de nicho e as transmissões locais agora podem atingir efetivamente um público”, afirma.
“O streaming linear e de eventos ao vivo está sendo transmitido simultaneamente em plataformas digitais, tornando mais fácil para o público sintonizar os aplicativos que já usam”, acrescenta.

Leia abaixo a entrevista completa com Abel Honigsblum para a Revista Top C-Level:
Top C-Level – Quais são os impactos da distribuição de vídeo sobre IP para a operação dos broadcasters?
Abel Honigsblum – As emissoras de todo o mundo estão investindo pesadamente na distribuição de vídeo IP. Existem diferentes motivadores para esse investimento, mas, quase universalmente, a necessidade de oferecer suporte à implantação de canais ágeis é fundamental. As emissoras estão cada vez mais oferecendo eventos ao vivo e canais lineares para muitos terminais de distribuição e exigindo transporte de vídeo em escala dinâmica para dar suporte aos negócios. A produção remota, acelerada durante a pandemia, potencializa a distribuição de vídeo IP em redes gerenciadas e não gerenciadas, permite transmissões de qualidade premium e novas experiências de visualização conduzindo o envolvimento do público. A distribuição de satélite tradicional está sendo confrontada com reduções significativas de largura de banda conforme o espectro da banda C é realocado para 5G, levando as emissoras a uma distribuição de vídeo IP de latência ultrabaixa e altamente resiliente. Por fim, aproveitando o backbone e a escala do provedor de nuvem pública, as equipes de operações de transmissão estão cada vez mais transferindo a produção e o playout para a nuvem, uma mudança fundamental que está permitindo a rápida rotação de novos canais OTT.
Top C-Level – Qual é o cenário da banda de internet atual nesta distribuição e como o 5G vai impactar nisso?
Abel Honigsblum – As redes 5G estão tendo impactos na contribuição e na distribuição. Fluxos de trabalho de contribuição de latência ultrabaixa, aproveitando a capacidade 5G reservada, estão acontecendo hoje. As redes 5G / híbridas e a proliferação de infraestrutura Mobile Edge Compute (MEC), como AWS Wavelength Zones, oferecem suporte a aplicativos de latência ultrabaixa que escalam dinamicamente, permitindo a produção completa de vídeo ao vivo e a funcionalidade de reprodução sem comprometer o desempenho e sem requisitos de infraestrutura fixa ou as limitações com as quais os modos de transmissão tradicionais lidam. Além da contribuição, o 5G também está permitindo streaming de maior qualidade e maior interatividade para distribuição. As redes 5G podem entregar o mais alto Quality Of Service (QoS) e com maior largura de banda disponível, 4K HDR, multicanal e streaming de VR para dispositivos móveis conectados, os quais proporcionam experiências inovadoras ao público.
Top C-Level – Além dos broadcasters, quais são os principais benefícios para a audiência?
Abel Honigsblum – A distribuição de vídeo IP significa que mais experiências ao vivo de alta qualidade podem ser produzidas e entregues com mais eficácia. A distribuição de vídeo IP está desbloqueando conteúdo que antes seria muito caro para justificar uma produção ao vivo. O conteúdo de nicho e as transmissões locais agora podem atingir efetivamente um público. Uma explosão nos serviços de streaming internacional está ocorrendo à medida que a programação atinge uma audiência global por meio de redes IP. As experiências de streaming de vídeo interativo personalizado, onde o público pode escolher como ver a ação, estão se tornando mais comuns. O streaming linear e de eventos ao vivo está sendo transmitido simultaneamente em plataformas digitais, tornando mais fácil para os visualizadores sintonizar os aplicativos que já usam. Tudo isso representa tendências emergentes que são possibilitadas pela adoção da distribuição de vídeo IP.
Top C-Level – Além da redução de custo na distribuição de vídeo sobre IP, quais são as outras oportunidades de monetização dos anúncios nesta plataforma para os broadcasters?
Abel Honigsblum – O conteúdo de nicho agora pode ser transmitido de forma eficaz para públicos altamente entusiasmados, o que pode ter um valor tremendo para patrocinadores e anunciantes. A programação linear ao vivo geralmente é fornecida simultaneamente em várias plataformas digitais, cada uma com o potencial de fornecer uma experiência de anúncio regional, local ou personalizada para o público. Isso simplesmente não era possível na transmissão tradicional. Os aplicativos de streaming OTT também podem fornecer percepções mais profundas sobre como o público se envolve com seus anúncios, fornecendo um valor tremendo para o anunciante. O público de hoje é altamente fragmentado em plataformas e dispositivos digitais. A distribuição de vídeo IP de programas lineares e de eventos ao vivo está permitindo que as emissoras e anunciantes alcancem o público, independentemente de onde estejam, e a visualização ao vivo por “agendamento” continua a ser o conteúdo mais valioso para campanhas publicitárias urgentes.
Top C-Level – Quais são os principais recursos das soluções da Zixi?
Abel Honigsblum – A Zixi fornece o conjunto completo de ferramentas necessárias para que as emissoras adotem totalmente o vídeo IP em toda a cadeia de transmissão. Os sistemas de transporte de vídeo modernos devem ser ágeis, capazes de atender às demandas de um cenário de transmissão digital em rápida evolução. A Plataforma de Vídeo Definida por Software (SDVP) da Zixi permitiu às emissoras a flexibilidade, escala e operações autônomas necessárias. O Zixi SDVP gerencia dinamicamente tudo o que é necessário para fornecer vídeo de latência ultrabaixa em redes IP com qualidade de transmissão e confiabilidade de nível de operadora. Os clientes da Zixi podem implantar o SDVP em seu próprio ambiente gerenciado ou aproveitar o Zixi as a Service (ZaaS) para ter toda a infraestrutura e serviços agrupados em uma única solução gerenciada.
Top C-Level – Quantos clientes no mundo utilizam a plataforma da Zixi?
Abel Honigsblum – Atualmente, a Zixi tem mais de 700 clientes de mídia e 300 parceiros de tecnologia, entregando com sucesso mais de 20.000 canais ao vivo em mais de 100 países todos os dias. O protocolo Zixi é amplamente reconhecido como a forma mais eficiente de largura de banda para fornecer vídeo IP em redes, incluindo Internet pública, e inclui correção de erros de última geração e tecnologia de failover sem sucesso, patenteada para garantir que a qualidade do stream não seja comprometida mesmo se a rede é inconsistente. No entanto, o Zixi SDVP suporta qualquer protocolo de entrega moderno, incluindo RTMP, RIST, SRT, HLS, MPEG DASH e mais, permitindo que os clientes e parceiros Zixi integrem perfeitamente seus vídeos no SDVP, independentemente da contribuição ou do ambiente de distribuição. O Zixi SDVP também oferece suporte à transformação dinâmica de conteúdo em tempo real com transcodificação avançada e recursos de empacotamento para que os fluxos compatíveis sejam garantidos em todas as plataformas necessárias. O SDVP inclui planos de controle Zixi ZEN Master para visualizar a saúde e o status de seus canais e infraestrutura, quer você esteja entregando um ou mil streams, e, agora, com o Zixi Intelligent Data Platform (IDP) embutido, o SDVP traz AI / ML poderoso, análise preditiva orientada, detecção de valores discrepantes e relatórios de incidentes precisos para encaminhar proativamente os desafios da rede e fornecer análises acionáveis instantâneas, além de identificar as causas dos incidentes quando surgirem problemas.
Deixe um comentário