SPG9000 conta com duas portas IP 1G/10G e temporização de referência baseada em padrões GNSS globais, para garantir a sincronização de vídeo em ambientes IP e híbridos SDI/IP
Por Redação Top C-Level
A Telestream anunciou ao mercado de Mídia & Entretenimento, em 8 de setembro de 2022, o lançamento do seu novo sistema de referência e temporização, o SPG9000. O produto foi apresentado no estande da companhia no IBC 2022, em Amsterdã.
Em comunicado à imprensa traduzido do inglês para o português com exclusividade para o Top C-Level, a Telestream ressalta que “o SPG9000 oferece uma ampla gama de recursos e capacidades para resolver os complexos desafios de sincronização e temporização de sinais que afetam as instalações de vídeo baseadas em IP e híbridas SDI/IP de hoje em todo o mundo”.
“O SPG9000 é o produto de sincronização mais avançado da Telestream até hoje. Entre suas muitas ferramentas de temporização e sincronização, oferece duas portas IP 1G/10G independentes sobre as quais as mensagens do Precision Time Protocol (PTP) – amplamente usadas em padrões de vídeo IP como ST 2110 – podem ser enviadas entre todos os relógios e dispositivos em redes separadas para mantê-los sincronizados com qualquer dispositivo designado como referência de relógio Grandmaster.”

O SPG9000 pode servir como Grandmaster, Leader ou Follower. Também é possível estabelecer uma temporização precisa usando o receptor GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) multi-sistema integrado de banda dupla do SPG9000, que pode usar as principais constelações de satélites do mundo como fontes de relógio, atendendo às necessidades do mercado global.
“À medida que a indústria de vídeo migra do SDI para plataformas baseadas em IP, a necessidade de um ambiente híbrido capaz de misturar sinais de vídeo, áudio e dados auxiliares baseados em IP com SDI persistirá nos próximos anos”, diz Charlie Dunn, vice-presidente sênior das Unidades de Teste de Vídeo, Sincronização e Garantia de Qualidade da Telestream. “Com um conjunto abrangente de recursos que inclui caminhos PTP duplos e uma variedade de fontes de relógio de referência GNSS, o SPG9000 está posicionado de forma única para atender às preocupações e desafios das instalações de vídeo IP/híbridas do mundo.”
Genlock, Ordinary Clock, redundância e gerenciamento híbrido
Além das portas duplas independentes, o SPG9000 conta com entrada genlock analógica e várias saídas black e timecode para instalações SDI/IP legadas e híbridas; receptor GNSS multi-sistema de banda dupla integrado que estabelece a temporização com base no GPS NAVSTAR, GLONASS da Rússia, Galileo da UE, BeiDou da China e/ou Sistema de Satélite Quasi-Zenith (QZSS) do Japão.
Um modo Ordinary Clock permite que o sistema alterne dinamicamente entre os modos Leader e Follower. E quando usado como um Grandmaster de backup, o SPG9000 permanece sincronizado com o Grandmaster ativo sem a necessidade de uma conexão GNSS ou Black Burst.
O SPG9000 também vem equipado com uma capacidade de geração de sinais de teste que cobre tanto IP quanto SDI, os quais podem ser ativados opcionalmente com uma licença de software que oferece as seguintes funcionalidades: múltiplos geradores de sinais de teste de vídeo/áudio/dados para formatos que variam de SD a HD/2K a UHD/4K; geradores de vídeo, áudio e dados auxiliares para quatro saídas SDI independentes de velocidade múltipla (270M, 1,5G, 3G, 6G, 12G); duas portas Ethernet 10G/25G para transmissões de sinais de teste ST 2110 com redundância ST 2022-7; gerenciamento NMOS (Networked Media Open Specifications) das configurações do remetente IP. Em breve, a geração de sinais estará disponível como uma licença de firmware atualizável sem necessidade de modificações de HW, de acordo com a Telestream.
O SPG9000 possui uma fonte de alimentação ativa designada, bem como uma fonte de backup inativa para redundância. Essa arquitetura permite que as duas fontes de alimentação não sejam usadas na mesma proporção. Como tal, elas não envelhecem ao mesmo ritmo, minimizando assim a chance de que ambas falhem ao mesmo tempo. Além disso, há uma interface web segura para operação remota e uma API HTTP “estilo REST” para fácil integração.
“Com suas portas duplas 1G/10G, PTP de alta capacidade e GNSS, entre outros recursos adaptados às demandas de sincronização da comunidade mundial de vídeo IP/híbrido, o SPG9000 é uma das soluções de temporização de sinais mais poderosas e abrangentes do mercado atual”, disse Dunn.
Deixe um comentário