Operadora amplia seu projeto de transporte satelital por meio de modelo sustentável e autônomo
Por Redação Top C-Level
A TIM Brasil anunciou, nesta quarta-feira, 2 de março de 2022, a ampliação de seu projeto de expansão satelital, o Sky Coverage, para novos pontos da região Norte do país. O avanço é fruto de uma parceria da TIM com a Intelsat, operadora da maior rede integrada de satélite e terrestre do mundo.
O projeto, que hoje conta com mais de 1.000 sites, tem como um de seus objetivos levar conectividade de forma sustentável por meio de sites off-grid para áreas mais distantes do Brasil, onde há déficit de infraestrutura de rede elétrica.
Líder na cobertura 4G e com o objetivo de cobrir 100% dos municípios do Brasil com a tecnologia até 2023, a TIM criou o projeto Sky Coverage para cobrir distritos, localidades, rodovias e resorts, utilizando também a conexão via satélite em áreas remotas.
Essa solução estende o alcance das redes mais rapidamente do que as alternativas terrestres. O projeto também amplia conectividade para o setor de agronegócio, especialmente para equipamentos e investimentos em Internet das Coisas (IoT).
“Temos hoje o maior backhaul satelital da América Latina para nos apoiar na expansão do 4G de Norte a Sul do país. Queremos apoiar o Brasil na inclusão digital com o projeto Sky Coverage e, para isso, contamos com parceiros importantes, como a Intelsat, com quem trabalhamos especialmente na região Norte”, ressalta Marco Di Costanzo, Diretor de Engenharia de Redes da TIM Brasil.
Torres autossustentáveis
Um dos grandes diferenciais do projeto é sua capacidade de oferecer cobertura 4G de forma sustentável, acessível e de baixo custo. Com torres autossustentáveis, através da geração de energia solar por painéis fotovoltaicos, é possível ter mais autonomia e maior vida útil do equipamento. E, dessa forma, manter a cobertura 4G com infraestrutura simplificada e de baixo impacto ambiental. A TIM conta com diversos parceiros e fornecedores para atender à demanda em todo o país.
“A confiabilidade da rede e a alta da cobertura da Intelsat permitirão que a TIM forneça serviços com ainda mais qualidade aos clientes nessas regiões de difícil acesso e conectividade, para assim atender às metas de negócios da empresa e em conformidade com suas iniciativas ambientais, sociais e de governança”, afirma Ricardo La Guardia, vice-presidente regional da Intelsat, LATAM.
A capacidade satelital da Intelsat já é usada hoje para backhaul celular em países ao redor do mundo, incluindo soluções CellBackhaul totalmente gerenciadas na Europa, RDC, Estados Unidos e Japão.
Deixe um comentário