Por Gabriel Cortez,
Jornalista do conselho editorial do Top C-Level
A VENN é uma rede de TV focada em público de eSports, games, streaming e entretenimento. A empresa cria programação original própria em parceria com alguns dos maiores nomes dos setores de videogames, cultura pop e estilo de vida, transmitindo ao vivo de Los Angeles, nos Estados Unidos. O conteúdo é distribuído globalmente em plataformas de mídia como Twitch, YouTube, Samsung TV Plus, The Roku Channel, VIZIO, entre outras.
O Consultor de Tecnologia da marca, Erling Hedkvist, em colaboração exclusiva para a revista Top C-Level no Brasil, conta como a companhia implantou um sistema de monitoramento da qualidade do streaming e dos anúncios que alcança desde a contribuição até os pontos de distribuição. O objetivo do trabalho, segundo ele, foi garantir a qualidade de todas as transmissões de entrada e saída, incluindo os novos feeds de produção remota implementados devido à COVID-19.
“Com nossa presença OTT global, precisávamos instalar uma solução de monitoramento de vídeo capaz de medir a qualidade do streaming de áudio/vídeo junto com os detalhes de desempenho de CDN de nossos feeds em várias regiões. Para o fluxo de trabalho de distribuição da VENN, produzimos um feed de programa que é entregue como um stream de transporte ‘mezzanine’ para um provedor de serviços em nuvem terceirizado”, explica Hedkvist.
O provedor faz o ingest do feed, produz o ABR (Adaptive Bitrate) e o distribui nas redes sociais para o público. “Para nós, era crucial garantir que nosso feed de contribuição fosse entregue corretamente e que o provedor de serviços mantivesse a qualidade e conformidade ao longo de seus processos de transcodificação, empacotamento e entrega. Meu objetivo era ter, em um único lugar, um painel para verificar o status de todas as saídas dos programas para nossos parceiros de distribuição e plataformas online. Não queríamos sobrecarregar ninguém observando uma tela o tempo todo, queríamos um sistema que ‘monitorasse por exceção’ e nos alertasse proativamente sempre que algo não parecesse ou soasse bem.”

Solução de monitoramento em diferentes locais ao redor do mundo
O Telestream Cloud Stream Monitor foi a solução de monitoramento escolhida pela VENN, após intenso trabalho de pesquisa, segundo Erling Hedkvist. “O que me atraiu imediatamente foi a capacidade [da solução] de lançar instâncias de monitoramento (sondas virtuais) em diferentes locais ao redor do mundo muito rapidamente. O Telestream Cloud Stream Monitor possui um custo de entrada muito baixo, o que facilitou o início dos testes. Depois de inserir os detalhes do meu cartão de crédito, começamos imediatamente, sem nenhuma despesa de capital.”
Como o grupo VENN não sabia realmente como o seu mercado e a demografia dos espectadores evoluiriam por região ao longo do tempo, ter a flexibilidade para ativar um monitoramento abrangente em mais de 70 regiões foi um recurso muito importante, de acordo com o executivo. “Sabíamos que os Estados Unidos seriam o maior mercado, mas não sabíamos o quão grande seria na Coreia do Sul, pois há muitos gamers lá, ou se a Europa e o Reino Unido cresceriam antes do Canadá, por exemplo.”
Hedkvist destaca ainda que, agora, do estúdio em Los Angeles, a VENN pode monitorar o stream de contribuição para o provedor de serviços e monitorar a saída novamente após o empacotamento do conteúdo e o acionamento do sistema de playout para inserção de gráficos, logos, etc. “O recurso mais recente que temos aproveitado é o monitoramento de nossas inserções de anúncios. O Stream Monitor nos permite validar a presença e a propagação de nossa sinalização de inserção de anúncios. Podemos ver que existem marcadores SCTE-35 em conformidade em nosso stream de transporte ‘mezzanine’ e depois validar a propagação destes sinais como marcadores CUE nos streams HLS resultantes.”
“A tecnologia adotada permite ainda confirmar que nossa política de monetização DAI está sendo aplicada e configurar alertas automatizados se os intervalos comerciais não estiverem aparecendo ou se os anúncios forem reproduzidos com muita frequência. O mais importante é que podemos identificar se o problema está no que estamos enviando ao provedor ou se o provedor de serviços aplicou as configurações corretas para os streams que o público recebe. Sendo um dos primeiros a adotar o Stream Monitor, pudemos aconselhar a equipe de engenharia da Telestream sobre os requisitos durante o desenvolvimento. Hoje, o Stream Monitor nos permite ver a saúde do canal da VENN TV do estúdio até a CDN, identificando em tempo real quaisquer problemas e em que ponto de nossa distribuição eles estão aparecendo. A capacidade de ver que estamos monetizando nosso canal com sucesso também é extremamente valiosa”, conclui Hedkvist.
Deixe um comentário